A La Gloire Du Grand Architecte De L'Univers
Rito Escocês Retificado

Sobre Nós - Bethel #01 Atena

Fundado em 11 de Setembro de 1993, o Bethel #01 Atena, da Ordem Internacional das Filhas de Jó, é o Bethel Mater da Região Sul do Brasil. Terceiro Bethel fundado em nosso país, através da iniciativa dos incansáveis tios Damon Pinheiro Michalski e Alberto Mansur , o Atena é o primeiro de nosso estado.

A Ordem Internacional das Filhas de Jó é uma Ordem paramaçônica discreta de princípios fraternais, filosóficos e iniciáticos, destinada à jovens do sexo feminino entre 10 e 20 anos (incompletos), que tenha parentesco com um Mestre Maçom regular. Desenvolvida com a finalidade da formação do caráter moral, intelectual e espiritual das jovens, trabalha com a oratória em público, respeito aos pais, mães e guardiões, fraternidade, amor à pátria, além da realização de trabalhos filantrópicos.

Fundada no dia 20 de outubro de 1920, na cidade de Omaha, estado de Nebraska, USA, pela Sra. Ethel T. Wead Mick, a Ordem Internacional das Filhas de Jó (ou Filhas de Jó Internacional, como vem sendo identificada recentemente) encontra base no capítulo 42, versículo 15 do Livro de Jó, da Bíblia Sagrada, que diz: "Em toda Terra não se encontraram mulheres tão formosas como as Filhas de Jó e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos". O nome da Ordem se refere às três filhas de Jó: Kézia (que significa “fé”), Jemima (que significa “pureza”) e Keren-Happouk (que quer dizer “triunfo da fé”), citadas na Bíblia como as "mulheres mais justas de toda a Terra".

As reuniões, em geral, são fechadas ao público e ocorrem sempre no lugar que chamamos de Bethel, que significa "lugar sagrado". Onde a Ordem está presente, ela se divide em “grupos” regionais, que se reúnem formando um Bethel, ou seja, cada uma destas localidades possui um Bethel. Quase sempre, um Bethel se reúne em um templo maçônico, e suas reuniões também são acompanhadas por Maçons.

Os membros da Ordem das Filhas de Jó são reconhecidos pelo uso de seus “Robes”, túnicas brancas, utilizados na época de Jó. A Honorável Rainha e as duas princesas, que representam as três filhas de Jó da Bíblia, usam coroas e capas de veludo púrpura, que têm o desenho contínuo das chaves gregas na borda, simboliza a fé na forma de viver e a vida eterna. A coroa é símbolo do sucesso.
A Ordem está presente em alguns países como Canadá, Austrália, Estados Unidos, Filipinas, Guianas e Brasil. Em nosso país, a Ordem está presente desde 1990, trazida pelo Tio Alberto Mansur.

 "Non sunt autem inventae mulieres speciosae sicut Iyob Filiae in universa terra; deditque eis pater suus hereditatem inter fratres earum." Liber Iob, 42;15.